UNESCO promove projecto crianças desfavorecidas através dança
Crianças desfavorecidas de Cuba, Brasil e África do Sul vão frequentar três oficinas de dança e produzir um espectáculo com estreia em 2008, no âmbito de um programa educativo da UNESCO, apoiado pelo Ballet Nacional de Cuba.
O programa "Dança para a Vida", que foi lançado hoje na capital cubana, apoiará três oficinas de dança para crianças em Havana, Fortaleza e Cidade do Cabo, das quais resultará um espectáculo que estreará em Paris no próximo ano.
A directora do Ballet Nacional de Cuba, Alicia Alonso, embaixadora da Boa Vontade da UNESCO e madrinha do projecto, enviou uma mensagem manifestando-se "muito sensibilizada" com a iniciativa, que "reflecte a importância crucial da arte e da beleza na vida, às vezes difícil, de crianças e adolescentes, para quem a dança continua a ser um sonho inacessível".
Françoise Pinzon, directora do programa "Educação para as crianças em risco" da UNESCO, explicou que Cuba foi escolhida para a apresentação oficial do projecto, dados os investimentos do governo "ao nível da qualidade da educação e cultura", sendo também um "reconhecimento" dos seus esforços "para dar o acesso à educação e à dança a tantas crianças".