As pessoas com diabetes também podem apreciar um bolo de Natal. A ingestão de uma fatia de bolo numa ocasião especial, deve ser planeada para o final duma refeição rica em legumes e equilibrada com uma ingestão menor dos alimentos que compõem essa refeição. É essa a sugestão que lhe deixamos com a receita do Bolo Azul.
Chamamos-lhe Bolo Azul em alusão ao Círculo Azul da Diabetes. Em Dezembro de 2006, o Círculo Azul foi adoptado como símbolo oficial da campanha mundial "Unidos pela Diabetes". Este símbolo significa vida, saúde e união no combate à diabetes.
Bolo Azul
Ingredientes:
250g farinha; 30g açúcar
light; 40 ml azeite; 15g fermento de padeiro; 120g amêndoas; 75g nozes; 50g pinhões; 50g damascos; 2 ovos; 10ml vinho do Porto; q.b. leite, manteiga e farinha.
Decoração:
2 gemas; 20g pinhões; 30g miolo de noz; 100g ameixa seca; 50g damascos.
Este bolo corresponde acerca de 5 doses individuais de cerca de 45g.
Composição nutricional aproximada por dose:
Proteínas 7,8g
Lípidos 16g
Hidratos de carbono 21g
Valor energético 259 Kcal
O açúcar
light utilizado é uma mistura de açúcar (sacarose) e adoçante (sucralose), que resulta numa redução de cerca de 30% do açúcar adicionado.
Preparação:
Dissolver duas colheres de sopa de farinha e o fermento em leite morno. Juntar o azeite, o açúcar
light, os ovos, o vinho do Porto e a mistura do fermento à restante farinha e amassar muito bem. Deixar levedar durante 3 horas. Juntar os frutos secos e deixar repousar durante 15 minutos. Moldar a massa em forma de coroa numa superfície polvilhada com farinha. Colocar a coroa num tabuleiro untado com manteiga, tapar e deixar levedar durante 40 minutos. Bater as gemas, pincelar a coroa e polvilhar com frutos secos. Cozer em forno médio, a 180ºC, durante cerca de 35 minutos, até que esteja cozido e deixar arrefecer.
Fonte:
Direcção geral de Saúde
www.dgs.pt