Uma alimentação diária com uma maior dose de ácidos gordos Ómega 3 ajuda a prevenir várias Doenças Oftalmológicas, revela um estudo publicado na revista científica "Nature Medicine".
De acordo com o estudo, o Ómega 3 contribuiria para evitar o desenvolvimento, entre outros, da chamada Retinopatia da Prematuridade, que afecta os bebés nascidos antes das 37 semanas de gestação, e da Retinopatia Diabética.
Para chegar a esta conclusão, os especialistas estudaram a influência do Ómega 3 nos vasos sanguíneos da retina, que, quando extravasam devido a alguma destas doenças, formam tecidos fibrosos que tornam confusa a imagem enviada ao cérebro.
Os cientistas observaram que, ao aumentar a presença do Ómega 3 na dieta, se reduzia o aumento desmesurado do sangue nos vasos da retina, o que evitaria o desenvolvimento de algum tipo de cegueira.
"Os resultados indicam que o aumento das fontes de Ómega 3 ou dos seus produtos bioactivos reduz o desenvolvimento incontrolado de novos vasos sanguíneos", explicam os cientistas no artigo da revista. "As dietas ocidentais normalmente têm pouco Ómega 3, e os bebés prematuros estão carentes destes ácidos, porque a mãe o transmite durante o terceiro trimestre da gestação", acrescentam.
Por isso, os especialistas recomendam a ingestão de suplementos de Ómega 3 para prevenir a Retinopatia.