O Parlamento Europeu aprovou esta segunda-feira uma declaração que pede aos países membros a criação de um sistema de alerta de crianças desaparecidas que facilite a sua localização e resgate, noticia a agência Lusa.
A iniciativa foi impulsionada por Gerry e Kate McCann, pais de Madeleine McCann, desaparecida em Maio de 2007 no Algarve, com o apoio de vários eurodeputados britânicos.
O sistema solicitado pelo Parlamento Europeu pressupõe, em caso de desaparecimento, que sejam entregues de forma imediata aos meios de comunicação social, autoridades fronteiriças e alfândegas detalhes sobre a criança - como uma fotografia -, dados sobre o desaparecimento e sobre os supostos sequestradores, assim como um número de telefone para informações.
A declaração dos deputados europeus apela ainda aos estados membros para que firmem acordos de cooperação com os países vizinhos, de modo a garantir um alerta rápido e o desenvolvimento de um sistema comum para dar assistência e dotar os organismos nacionais de capacidade de resposta.