A narradora é uma mãe que descobre a magia encantatória das suas histórias, no dia em que o seu filho se deixa adormecer, ouvindo-a. As múltiplas peripécias vividas pela menina de seis anos, heroína deste conto infanto juvenil, obrigam-na a simular outras personagens, com o fim último de as tornar presentes e vivas. O diálogo gerado envolve mãe e filho numa cumplicidade tal que acabamos por nos deixar cativar, não só por ele, mas também pelos espaços africanos onde tudo se passa.
Desrição do Autor:
Nome: Maria Luisete do Souto Cardoso Baptista.
Nota biográfica:
Maria Luisete do Souto Cardoso Baptista nasceu em 1947, em Santa Leocádia, aldeia do Concelho de Tabuaço, Distrito de Viseu. Viveu em Angola e no Brasil, até 1976.
Bacharel em Filologia Românica pela Universidade de Luanda e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português e Francês, pela Universidade de Coimbra.
Iniciou a sua actividade profissional como docente, ainda em Luanda. Depois de ter passado por Águeda e Caldas da Rainha, é professora da Escola Secundária com 3º ciclo do ensino básico Dr. Joaquim de Carvalho, da Figueira da Foz, desde 77.
Foi Delegada da Comissão Pedagógica-Científica do ano Propedêutico em 1980; Delegada à Profissionalização em Exercício, durante quatro anos; Orientadora de Estágio do Ramo Educacional de Francês, durante três anos; várias vezes Directora de Turma e Delegada de grupo de Francês; fez parte da Direcção do jornal escolar Sinal; Secretária do Conselho Directivo durante o biénio de 86/88;Vice-Presidente do mesmo Conselho para o biénio 97/99.
É formadora do Centro de Formação da Associação de Escolas da Figueira da Foz.
Colaborou com a Porto Editora, em parceria com a Dra. Natércia Crisanto, na divulgação de acções de formação subordinadas aos seguintes temas: "Sala de Estudo: um espaço para aprender a aprender" e "O texto literário na aula de História – Imaginação e criatividade", levadas a cabo em diversas escolas do País.
Na comunidade, e com o apoio da Associação Viver em Alegria concebeu e executou os projectos: "Vamos ler – Encontro da terceira idade com os escritores de Língua Portuguesa" e "Integração das comunidades imigrantes no espaço da Figueira da Foz, através da leccionação de um curso de Português".
Participou no II Concurso do Conto Infantil, patrocinado pela Câmara Municipal da Trofa e no VI Concurso Literário do Sindicato dos Professores da Zona Centro.
Colabora no jornal escolar "O Sinal".
Autodidacta em pintura, desde 1968, ano em que fez, por correspondência, o "Cours de Dessin et Peiture de l´Ecole A.B.C. de Paris". Participou em diversas exposições colectivas, na Escola e no Museu Dr. Santos Rocha. Expôs, individualmente, vinte trabalhos em aguarela, na Figueira. Tem trabalhos a óleo sobre tela, em colecções particulares, no País, em França, na Alemanha e Brasil. Actualmente, é sócia da Associação dos Artistas pela Arte – MAGENTA.